“Lá embaixo” – Parte 1: Você conhece seu corpo?

"Lá embaixo": você conhece seu corpo?

É claro que conhece!

Tem até aquela música que fala sobre isso, lembra? “Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé”. (Sim, agora você vai ficar com essa música na cabeça graças a mim. De nada.)

Você sabe os nomes das partes do corpo que podem ser vistas por fora, como braços e pernas e tornozelos e umbigo e várias outras, e também de várias partes internas, como pulmão e coração e fígado e estômago e cérebro e várias outras.

Mas falta algo… Ah, sim, claro!

“Lá embaixo”“Partes íntimas”.

Hã? Lá embaixo onde? Quais são as tais das partes íntimas?

Nesta série de posts, vamos dar nomes aos bois e ver exatamente o que tem “lá embaixo”, especialmente no corpo da mulher.

Sim, vai ter imagens! Sim, vai ter desenhos! Sim, vai ter palavras!

Palavras que ninguém fala. Palavras que escondemos por trás de expressões vazias como “lá embaixo” ou “partes íntimas” ou “aqueles dias”. Palavras como vulva, clitóris, vagina, útero, ovários. Palavras como menstruação, ciclo menstrual, sangue, sexo, ereção, penetração, pênis, orgasmo, parto.

Mas não vai ter só isso.

Esta série também é um convite pra você conhecer seu próprio corpo. Prestar atenção. Olhar no espelho. Tirar dúvidas na próxima consulta com um profissional de saúde.

Talvez você esteja pensando “Ah, mas eu tenho vergonha/nojo/medo/raiva/ódio do meu corpo e principalmente ‘dessas partes’”. Realmente, esses sentimentos são muito comuns (e pretendo falar mais sobre eles aqui no blog), mas… Será que eles nos fazem bem? Ou será que nos fazem mais mal do que bem? E nesse caso, não seria melhor se a gente buscasse, aos pouquinhos, formas de superá-los e de criar uma relação mais positiva com nossos próprios corpos?

Talvez você esteja pensando “Ah, mas de que adianta saber mais sobre meu corpo?”. Adianta pra muita coisa! Adianta pra você se conhecer melhor. Adianta justamente pra evitar a vergonha/nojo/medo/raiva/ódio que são tão comuns. Adianta pra você saber se está saudável ou não. Adianta até, se você tiver disposição pra aprender um pouquinho mais, pra você ter uma boa percepção da fertilidade (do inglês, fertility awareness, tema de futuros posts aqui no blog!) e saber como funciona o seu ciclo menstrual, quando está fértil e quando não está. Adianta também pra melhorar a vida sexual (pois é!)!

Talvez você esteja pensando “Ah, mas eu sou uma pessoa esclarecida e me formei em [insira sua formação aqui] e já tenho x anos de vida e de relações sexuais e já sei tudo que tem pra saber sobre meu corpo”. Parabéns! Que ótimo que você já sabe tanto! Aposto que você também sabe que aprender não tem limites, não é mesmo? 😉

Então, bora lá? No próximo post desta série, vamos começar pelo “lado de fora”: os órgãos genitais externos. Fique de olho!

 

Veja aqui a continuação desta série:

“Lá embaixo” – Parte 2: V de vulva

 

Imagem:
uh por romana klee (CC BY-SA)