Aprender

Eu continuo aprendendo

“Eu continuo aprendendo”

 

As pessoas pensam que educação é algo que tem final. E mais, que esse final é um rito de passagem. Você terminou a escola. Você não é mais uma criança… E portanto qualquer coisa que lembre a escola… Ler livros, ter idéias, fazer perguntas… Isso é coisa de criança. Agora você é um adulto. Você não faz mais esse tipo de coisa. Todo mundo não vê a hora de parar de aprender… E as pessoas sentem vergonha de voltar a aprender. Se você tiver um sistema de educação usando computadores… Então qualquer pessoa, de qualquer idade, pode aprender por conta própria e continuar a manter seu interesse. Se você gosta de aprender… Não há motivo que lhe obrigue a parar de aprender a partir de uma certa idade. Me parece… Que quando chega a hora de morrer… E essa hora vai chegar pra todos nós… Que haveria um certo prazer em saber que você usou bem a sua vida… Que você aprendeu o máximo que pôde… Que você absorveu do universo o máximo possível… E aproveitou. Só existe este único universo e esta única vida pra tentar captar isso. E por mais que seja inconcebível que alguém possa captar mais do que uma porção minúscula… Pelo menos isso você pode fazer. Que tragédia seria só passar por tudo isso e não aproveitar nada. — Isaac Asimov (traduzido deste quadrinho genial)

 

Aprender não está restrito…

À escola.

À faculdade.

À sala de aula.

A um curso ou workshop ou congresso.

À infância.

À adolescência.

À juventude.

Aprender não tem limites!

 

Eu nunca deixei a minha escolarização interferir em meu aprendizado. — Mark Twain

 

Não importa se você fez medicina ou direito ou engenharia ou qualquer curso de nível superior, ou nenhum.

Não importa se você tem especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado, título de professor universitário, prêmio Nobel, ou nada disso.

Não importa se você já tem 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70 anos ou mais de idade ou de experiência profissional, ou se “mal começou”.

Aprender não tem rótulos!

 

[…] ao longo do tempo, muitos de nós passamos a enxergar o processo de aprender como algo desagradável. Isso é porque a nossa educação formal nos ensinou que aprender não só não é nada divertido — como também é muito difícil. Nós fomos ensinados que cometer erros significa que você está errado e vai tirar uma nota baixa. […] Aprender de verdade é uma delícia — uma aventura emocionante a terras desconhecidas. É uma oportunidade para desenvolver um novo entendimento e se tornar um mestre, não no sentido de um mestre que subjuga um escravo, mas como uma artesã que se torna uma conhecedora da sua arte. — Sheri Winston

 

Aprender é gostoso!

Mas é um processo exigente.

Exige curiosidade.

Exige perseverança.

Exige humildade.

Tá, e o que isso tem a ver com este blog? O que isso tem a ver com ciclo menstrual, percepção da fertilidade, gravidez, parto, pós-parto, criação com apego?

Tem tudo a ver! Este blog surgiu porque eu continuei aprendendo… Aprendendo sobre coisas que eu achava que já sabia. Aprendendo sobre coisas que eu nem imaginava que existiam. Aprendendo sobre coisas que sempre me incomodaram, mas que eu não sabia dizer bem o porquê.

E fui aprendendo essas coisas não por obrigação, não por necessidade, não por exibicionismo… Mas porque esses temas são fascinantes. E quanto mais eu aprendia, mais eu queria aprender…

Aprender é irresistível!

E vale a pena.

Eu continuo, e pretendo continuar aprendendo.

E você?