Sobre

O Lado Oculto da Lua

O lado oculto da lua é o hemisfério da lua que não conseguimos enxergar, a olho nu, a partir da Terra. A lua é associada a conceitos relativos à fertilidade feminina, como mês, ciclo menstrual e menstruação.

 


Este blog traz uma outra visão sobre fertilidade feminina. Temas como ciclo menstrual, métodos contraceptivos, gravidez, parto, pós-parto, criação de filhos… Abordados de uma forma diferente, raramente vista.


 

Esses temas são como o lado oculto da lua: raramente vistos. E e nas poucas vezes em que são, costumam estar cercados de tabu, vergonha, mito e desinformação.

 

Lado oculto da lua

 

A descoberta do outro lado…

Um dia, uma colega comentou no Facebook que tinha experimentado um tal de “coletor menstrual” e que nunca mais iria usar absorventes de novo. Pensei com meus botões: “Coletor menstrual? Isso funciona? Como é que eu nunca ouvi falar disso antes?”

Um dia, navegando pelo labirinto da Internet, caí num vídeo de um tal de “parto domiciliar“, mãe, pai, doula (“doula“, o que é isso?), obstetriz, médica neonatologista, fotógrafa, e o nenê nascendo em casa. Pensei com meus botões: “Parto domiciliar? Isso funciona? Como é que eu nunca ouvi falar disso antes?”

Um dia, pesquisando sobre métodos anticoncepcionais, descobri sites falando sobre uma tal de “percepção da fertilidade” (do inglês, “fertility awareness“), uma forma de observar, registrar e interpretar os sintomas que o corpo apresenta ao longo do ciclo menstrual para determinar, entre outras coisas, as fases fértil e infértil do ciclo. Pensei com meus botões: “Percepção da fertilidade? Isso funciona? Como é que eu nunca ouvi falar disso antes?”

Cada um desses momentos me deixou com a pulga atrás da orelha, com uma curiosidade irresistível de saber mais. Sites, blogs, vídeos, notícias, livros, artigos acadêmicos… Fui devorando o que me aparecia pela frente, e ao invés de saciar minha curiosidade, tudo o que ia aprendendo foi me deixando cada vez mais faminta. E quanto mais eu me embebia nesse mundo que eu nem sabia que existia, mais eu pensava, inconformadamente…

 

Como é que eu nunca ouvi falar disso antes?

 

Divulgar informações e estimular reflexões

 


O objetivo deste blog é educativo: divulgar informações e opiniões; estimular reflexões, questionamento, busca e interpretação de dados.


 

Espero que toda e qualquer pessoa tenha acesso a informação e serviços de saúde de boa qualidade, e que assim possa refletir e tomar suas próprias decisões de forma consciente.

 

Eu e você

Meu nome é Carolina. Sou curiosa, tenho múltiplos interesses, e gosto de aprender: trabalho como tradutora científica; sou desenhista e escritora; vivo estudando vários tópicos relacionados a fertilidade feminina.

Não sou e não pretendo me colocar como dona da verdade única, absoluta e imutável. Até mesmo porque não acredito que ela exista.

Quer entrar em contato? Escreva pra:

 

contato@ladoocultodalua.com

 

E você, também tem curiosidade? Também se interessa por temas como ciclo menstrual, percepção da fertilidade, gravidez, parto, pós-parto, criação com apego? Tem disposição pra aprender, questionar, refletir, e se for o caso, mudar de ideia?

Se sim, fique à vontade pra me acompanhar, lado a lado, nessa eterna jornada de aprendizado. Você pode receber posts e novidades do blog direto no seu email!

 

Inscrever

 

 

Imagem: Back side of the moon por Apollo 16 astronauts [Public domain], via Wikimedia Commons