Mitos e fatos sobre a menstruação

Mitos e fatos sobre a menstruação

 

Coitada da menstruação, tão mal falada, tão incompreendida!

Vamos tentar entender um pouco mais sobre ela?

Aqui vão alguns mitos e fatos.

 

Mito 1: Menstruação atrasa

 


Fato: Fora o caso de gravidez e de alguns tipos de cistos nos ovários, em geral a menstruação não atrasa, quem atrasa é a ovulação!


 

Pois é.

A menstruação chega exatamente quando pretende chegar!

😉 Parece brincadeira mas é verdade!

 

Vamos imaginar que o ciclo menstrual é como um carro com um reboque acoplado. Obviamente, o reboque não anda sozinho, quem anda é o carro! Portanto, o reboque vai acoplado atrás do carro.

Nessa comparação, a ovulação é o carro, e a menstruação é o reboque. Ou seja, necessariamente, primeiro vem a ovulação, e depois vem a menstruação. Inclusive, a menstruação tem um tempo certo pra vir: mais ou menos 14 dias (podendo variar de 10 a 16 dias, em ciclos saudáveis) depois da ovulação.

Se a ovulação adianta, a menstruação “adianta” também.

Se a ovulação atrasa, a menstruação “atrasa” também.

O que importa é que ela continua chegando no tempo certo: mais ou menos 14 dias depois da ovulação.

E se a ovulação simplesmente não vem? Isso nos leva ao mito seguinte.

 

Mito 2: Todo sangramento vaginal é menstruação

 


Fato: Há diferentes tipos de sangramento vaginal.


 

Por sangramento vaginal, quero dizer sangue que escorre pela vagina. A origem desse sangue, bem como a causa do sangramento, é variável. Entre esses sangramentos, alguns dos mais comuns são:

  1. pequenos machucados na própria vagina ou no colo do útero
  2. menstruação
  3. sangramento de ovulação
  4. sangramento anovulatório
  5. sangramento por privação hormonal

No caso 1, obviamente o sangue vem da vagina ou do colo do útero. Uma pequena quantidade de sangue se mistura aos outros fluidos da vagina e vai oxidando em contato com o ar, e o resultado é uma secreção de cor vermelho escuro, marrom, ou bege escuro. Pequenos machucados podem acontecer durante a relação sexual (e o sangramento pode acontecer durante ou após essa relação), principalmente quando há pouca lubrificação. Caso o sangramento seja intenso, repetitivo, ou sem motivo aparente, é importante consultar um profissional de saúde!

Nos casos 2 a 5, o sangue vem do mesmo lugar, o interior do útero: esses sangramentos são provocados pelo desprendimento da camada mais interna do útero, o endométrio. A diferença está nas mudanças hormonais e nos eventos fisiológicos que levam a esses sangramentos.

Menstruação é o sangramento que ocorre cerca de 14 dias após a ovulação. Num ciclo menstrual saudável, a menstruação dura entre três e sete dias de fluxo com sangue vermelho. Pode ter um ou dois dias de sangue marrom, “borra de café”, tanto antes quanto depois da menstruação. O primeiro dia de fluxo com sangue vermelho é considerado o primeiro dia do ciclo menstrual. A intensidade do sangramento varia de leve a forte (5 ml a 80 ml, somando o volume de sangue de todos os dias de menstruação em um ciclo. Isso equivale, no máximo, a 16 absorventes), em geral sendo forte nos primeiros dias e reduzindo aos poucos. Pra menstruação acontecer, existe toda uma sequencia de fatos no ciclo menstrual anterior: aumento do hormônio estrógeno >> ovulação >> aumento do hormônio progesterona >> redução tanto do estrógeno quanto da progesterona >> menstruação.

Sangramento de ovulação, como o nome diz, é um pequeno sangramento que pode acontecer (ou não) nos dias próximos à ovulação. Como é pouco sangue, ele pode ser marrom, “borra de café”, ou se misturar ao fluido cervical (um fluido totalmente natural e saudável produzido pelo colo do útero, esse fluido vai mudando em cor e consistência ao longo do ciclo menstrual) dando uma cor transparente levemente rosada ou avermelhada. Pro sangramento de ovulação acontecer, a sequencia de fatos no ciclo menstrual atual é: aumento do hormônio estrógeno >> ovulação e sangramento de ovulação.

Sangramento anovulatório acontece quando o corpo tenta ovular, mas por algum motivo não consegue. Em termos de duração e intensidade, esse sangramento pode ser parecido com a menstruação, mais leve, ou mais forte. Pro sangramento anovulatório acontecer, pode haver duas sequencias de fatos no ciclo menstrual: 1) aumento do hormônio estrógeno >> por algum motivo ovulação NÃO acontece >> redução do hormônio estrógeno >> sangramento anovulatório; ou 2) aumento do hormônio estrógeno >> por algum motivo ovulação NÃO acontece >> níveis de estrógeno continuam elevados >> o endométrio se desenvolve tanto que o útero não dá conta de mantê-lo no lugar sem a presença de progesterona pra segurar >> sangramento anovulatório.

Sangramento por privação hormonal é o nome genérico que é muito usado pra se referir ao sangramento que acontece durante a pausa/final da dose dos contraceptivos hormonais (pílula em cartela de 21 dias, adesivo, injeção, anel). Estes contraceptivos contêm hormônios sintéticos, similares mas não idênticos aos hormônios naturais estrógeno e/ou progesterona. Dependendo do tipo e da dosagem dos hormônios sintéticos usados, estes contraceptivos podem agir de diferentes formas, e uma delas é inibindo a ovulação. Nesse caso, a sequência de fatos é: (durante o uso) níveis altos do hormônio sintético similar ao estrógeno e/ou níveis altos do hormônio sintético similar à progesterona >> por causa dos hormônios sintéticos ovulação NÃO acontece >> (durante a pausa) redução dos níveis dos hormônios sintéticos >> (durante a pausa e o começo de um novo uso)  sangramento por privação hormonal. Em todo esse tempo, o estrógeno e a progesterona naturais estão baixos.

Tá, mas como diferenciar entre esses tipos de sangramento? Usando o método sintotermal! 😉

 

Mito 3: O “psicológico” faz a menstruação atrasar

 


Fato: Diversos fatores, inclusive estresse, podem fazer a ovulação atrasar, e isso faz com que a menstruação atrase.


 

Como nos já vimos no mito 1, entre a ovulação e a menstruação, existe um intervalo de tempo de aproximadamente 14 dias.

Então, aquela história de “Relaxa que desce” é mais ou menos verdade. E a história de “Fiz o teste de gravidez, deu negativo e fiquei tão aliviada que menstruei” definitivamente não é bem assim.

Reduzir o estresse é bom pra saúde como um todo e pode ajudar a evitar atrasos na ovulação, ou pode ajudar a fazer com que uma ovulação atrasada finalmente aconteça. Mas, de qualquer forma, a menstruação só virá uns 14 dias depois da ovulação.

 

Mito 4: Quem usa contraceptivo hormonal menstrua

 


Fato: Não necessariamente. Em geral, quem usa contraceptivo hormonal tem sangramento por privação hormonal.


 

Como já vimos no mito 2, apesar de ser o mesmo sangue, vindo do mesmo lugar, há uma baita diferença entre as mudanças hormonais e os eventos fisiológicos que levam à menstruação e ao sangramento que acontece na pausa dos contraceptivos hormonais.

O que nos leva ao…

 

Mito 5: Contraceptivos hormonais regulam a menstruação

 


Fato: Contraceptivos hormonais não regulam a menstruação. Como regular algo que está desligado?


 

Um dos mecanismos de ação dos contraceptivos hormonais é justamente inibir a ovulação, e portanto a menstruação. Nesse caso, o sangramento é chamado sangramento por privação hormonal, e só é regular porque a pausa dos contraceptivos hormonais é regular!

 

Mito 6: Sexo durante a menstruação não engravida

 


Fato: Não é possível engravidar durante a menstruação, mas sexo durante a menstruação pode levar a uma gravidez.


 

Calma, vamos por partes.

Em primeiro lugar, precisamos ter certeza de que estamos falando de menstruação, e não de outros tipos de sangramento vaginal, como vimos no mito 2. Imagina só confundir sangramento de ovulação com menstruação!

No caso da menstruação verdadeira, os níveis dos hormônios estrógeno e progesterona estão baixos, e o útero não está apto pra receber um embrião. Ou seja, não dá pro embrião se fixar no útero durante a menstruação. Por isso que não é possível engravidar durante a menstruação!

Mas…

Num ciclo menstrual curto, nos últimos dias da menstruação, o colo do útero já pode começar a produzir o fluido cervical. Na presença desse fluido, espermatozoides podem sobreviver por vários dias. E nesse intervalo de dias, a ovulação pode acontecer. E aí vem o óvulo e encontra espermatozoides de dias atrás, mas que ainda estão vivinhos da silva. E aí a fecundação acontece. E aí mais ou menos uma semana depois da ovulação, esse embrião formado se fixa no útero, gerando uma gravidez. Por isso que sexo durante a menstruação pode levar a uma gravidez!

 

Mais mitos?

Agora passo a bola pra você!

Você conhece outros mitos (e os fatos por trás deles) sobre a menstruação? Ouviu falar algo mas está em dúvida se é mito ou fato? Compartilhe nos comentários! =) Quem sabe isso não rende mais um post!